Devido ao estresse da vida, correria do dia a dia, vida sedentária, posturas inadequadas e juntando esses fatores com a não realização de alongamento, tanto o homem, quanto a mulher tem ou pode ter estruturas do seu corpo comprometidas. Os músculos ficam tensos e encurtados, levando a pouca amplitude de movimento e má circulação do sangue causando desconforto e dores.
Os alongamentos permitem desenvolver ou manter a flexibilidade, e são definidos como a amplitude máxima de uma determinada articulação, sem que ocorra lesão.
Além da redução de encurtamentos musculares, os alongamentos proporcionam melhora da circulação, melhora da postura, diminuição das tensões, redução de nódulos musculares, e outras melhorias. Por apresentarem funções específicas, devem ser feitos com consciência e orientação profissional.
Além das melhorias físicas, os alongamentos produzem um estado de relaxamento importante para diminuir a tensão muscular, responsável pelo aumento da ansiedade, do estresse e da depressão. É muito comum utilizarmos o alongamento para aquecimento, antes de uma atividade mais intensa, ou para relaxar a musculatura trabalhada, após os exercícios.
Quanto mais exercícios de alongamento muscular, será maior a movimentação da musculatura e da articulação envolvida, tornando os exercícios do alongamento fundamental para um ótimo funcionamento do seu corpo. Proporcionando maior elasticidade, adaptações a mudanças posturais e também maior agilidade, além de prevenir lesões.
Para que suas fibras sejam alteradas no seu comprimento temos que ficar no mínimo de 20 a 60 segundos no alongamento. Escolha posições seguras, com um bom alinhamento corporal. Alongue-se até sentir uma tensão, no alongamento não podemos sentir dores intensas. Mantenha uma frequência nos exercícios de alongamento.
O método de Pilates está diretamente relacionado ao exercício de alongamento, pois os exercícios de Pilates desenvolvem a sua flexibilidade seja eles nos aparelho ou no solo. No Pilates, o alongamento torna-se dinâmico, feito com controle e leveza, dentro de uma amplitude fisiológica, no limite de cada indivíduo sendo atleta ou não.
Os alongamentos são fáceis, mas mesmo assim é preciso cautela e segurança, pois quando realizados de maneira incorreta podem trazer prejuízos.